história da tv
Roque Santeiro foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida de 24 de junho de 1985 a 22 de fevereiro de 1986, com 209 capítulos, escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva a partir de original do próprio Dias Gomes, a peça de teatro O Berço do Herói; teve também as colaborações de Marcílio Moraes e Joaquim Assis e pesquisa de texto de Lilian Garcia, sendo dirigida por Gonzaga Blota, Paulo Ubiratan, Marcos Paulo e Jayme Monjardim.
Teve José Wilker, Regina Duarte, Lima Duarte e A
Audiência
- A novela registrou os maiores índices de audiência da história da televisão brasileira. Atingiu, por mais de uma vez, picos de 100 pontos no Ibope. O mais surpreendente foi que, em seu último capítulo, Roque Santeiro, registrou média de 95 pontos com picos de 100, sendo, juntamente com Selva de Pedra - 1ª versão, a única novela a chegar a esse pico.
- Quando foi reprisada, pela primeira vez em 1991, a audiência foi satisfatória, muito maior do que a das séries estrangeiras que ocupavam o horário, chegando à 36 pontos[1]. Infelizmente, sua segunda reprise, em 145 capítulos, não foi um sucesso desejado pela emissora, deixando a Globo várias vezes em segundo lugar no Ibope, perdendo para o seriado Chaves, exibido no mesmo horário pelo SBT. A segunda reprise chegou à 9 pontos, apenas.
rmando Bógus nos papeis centrais da história. fonte o site wikipédia